Logon

Energia

​​​Pioneira na geração própria de energia elétrica, a AngloGold Ashanti conta com o fornecimento do Sistema Hidrelétrico de Rio de Peixe, em Minas Gerais, desde a virada do século XX, quando foi criado. Atualmente, o complexo engloba as lagoas dos Ingleses, do Miguelão e da Cordorna, sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e barragens artificiais. As lagoas são responsáveis por armazenar água no período chuvoso e aumentar a oferta de recursos hídricos durante as estações secas.

O complexo fornece 15% do consumo total de energia das unidades localizadas em Minas Gerais, reduzindo, assim, a dependência do Sistema Interligado Nacional de Transmissão e Distribuição de Energia, com a capacidade de oferta no limite.

Além do retorno financeiro e da autonomia conferida aos negócios, o complexo também garante benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Durante períodos de estiagem, como o registrado em 2015, o Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe auxilia na regularização da vazão do Rio das Velhas, importante medida para garantir o abastecimento de água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e Nova Lima. Em 2015, foi responsável por aumentar em 3 m3/s, em média, a vazão do rio.

O Sistema Hidrelétrico de Rio de Peixe ainda atua no processo de preservação ambiental, com a conservação de 318 espécies da flora e 196 espécies da fauna aquática e terrestre. A empresa conta, ainda, com geração de energia elétrica pela sua participação na Hidrelétrica de Igarapava, em Rio Grande.

A empresa investe continuamente na manutenção dos ativos de energia de forma a obter o máximo de segurança e rendimento de suas usinas e barragens.