Logon
  • Aumentar a fonte
  • Diminuir a fonte
  • Enviar por E-mail
  • Imprimir

Ácido Sulfúrico

​​​​Na Planta Metalúrgica do Queiroz, em Nova Lima, Minas Gerais, a AngloGold Ashanti Brasil transforma um gás produzido no beneficiamento do minério que contém ouro, em exemplo de produto ambientalmente correto e rentável. Trata-se do ácido sulfúrico, resultado da oxidação do enxofre contido no minério, a fim de ampliar a recuperação do metal. O enxofre retirado da rocha transforma-se em SO2, matéria-prima para a produção do ácido. Atualmente, a capacidade de produção é de 240 mil toneladas de ácido sulfúrico por ano.

O ácido sulfúrico é a matéria-prima mais importante na produção de fertilizantes, pois permite a extração dos nutrientes das rochas de fosfato, principal componente na fabricação dos produtos. Além disso, é crucial na indústria de celulose - é ele o responsável pelo controle do pH e branqueamento do papel - e na indústria siderúrgica - no acabamento superficial das chapas de aço. O produto tem aplicações, também, nas indústrias química, de mineração e no tratamento de água.

A Planta de Ácido Sulfúrico é certificada pela ISO 14001 desde agosto de 2004, passando por auditorias anuais e outras fiscalizações feitas por órgãos ambientais. Todos os empregados passam por um treinamento adequado para lidar com o produto, o que envolve desde a utilização permanente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até os padrões, procedimentos e normas específicos.