ANGLOGOLD ASHANTI APOIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CÂNCER EM SABARÁ DURANTE OUTUBRO ROSA

Ação, em parceria com a Fundação Cristiano Varella e a Prefeitura, realiza exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo entre os dias 16 e 20 de outubro

[16/10/2017]

A AngloGold Ashanti, em parceria com a Fundação Cristiano Varella e a Prefeitura de Sabará, dá sequência à ação de prevenção ao câncer pelo interior de Minas Gerais e aproveita o mês do Outubro Rosa para levar a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer à cidade de Sabará, entre os dias 16 e 20 de outubro. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas no combate aos canceres de mama, do colo de útero e de próstata com a realização de exames gratuitos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 50 mil mulheres terão o diagnóstico positivo para câncer de mama no Brasil, somente em 2017; cerca de 16 mil brasileiras serão diagnosticadas com câncer de colo de útero até o final do ano; e, aproximadamente 61 mil homens receberão a notícia de que possuem câncer de próstata antes de 2018. Os dados são alarmantes e reforçam a importância da prevenção.

A ação é realizada por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), em conjunto com a Fundação Cristiano Varella. Os interessados em agendar o exame devem procurar a Unidade de Saúde da cidade mais próxima de sua residência. Em Sabará, a carreta móvel ficará na Rua Mariana, 112, no bairro General Carneiro. É preciso apresentar RG, CPF e cópia e original do cartão do SUS.

Até o fim do ano, a ação ainda visitará as cidades de Barão de Cocais (21 a 23 de novembro) e Rio Acima (4 a 8 de dezembro). A campanha já foi realizada em Raposos (entre 29 de maio e 2 de junho), Santa Bárbara (entre 10 e 17 de julho), Nova Lima (17 a 21 de julho) e Caeté (28 de agosto a 1º de setembro).

Exames realizados

Os exames de mamografia gratuitos serão disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens serão oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos.

A expectativa é que sejam realizadas 1.400 mamografias, 1.400 exames de PSA (para diagnóstico de câncer de próstata) e outros 1.400 preventivos (Papanicolau) nos cinco dias da campanha, somando 4.200 exames nas sete cidades contempladas. Além da realização dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha. "Conscientizar a população é tão importante quanto realizar os exames. O câncer, quando diagnosticado na sua fase inicial, é quase sempre tratável e muitas vezes curável", ressalta Edson Augusto Pracchia Ribeiro, diretor técnico da Fundação Cristiano Varella.

"O apoio à Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer é uma importante forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de vida das populações dos municípios próximos às nossas operações", analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

A campanha integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar serviços desenvolvidos no campo da oncologia e conta com o apoio das empresas por meio de incentivo fiscal.

Serviço: Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer – Sabará /MG

Inscrições gratuitas na Unidade de saúde mais próxima da sua residência

Data: 16 a 20 de outubro

Local: Rua Mariana, 112, bairro General Carneiro

Sobre a Fundação Cristiano Varella/Hospital do Câncer de Muriaé

O Hospital do Câncer de Muriaé iniciou suas atividades em 2003, e faz parte da Fundação Cristiano Varella (criada em 1995, a instituição é privada e sem fins lucrativos). O hospital possui um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), sendo o único Hospital Oncológico de Minas Gerais com Excelência pela ONA (Oncology Nurse Advisor). Atualmente, presta assistência integrada em Oncologia a mais 260 municípios de Minas Gerais e ainda de outros estados, com uma abrangência populacional de mais de 4 milhões de habitantes.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.