ANGLOGOLD LEVA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS PARA APRESENTAÇÕES GRATUITAS NO INTERIOR DO ESTADO

Iniciativa começa no sábado, dia 3 de junho, com apresentação em Nova Lima. Caeté, Sabará e Santa Bárbara também receberão a orquestra. O concerto terá, no repertório, clássicos de Schubert e Tchaikovsky, entre outros.

[23/05/2017]

Nova Lima, 19 de maio. No próximo dia 3 de junho, a comunidade de Nova Lima terá uma oportunidade especial: assistir, ao ar livre, à apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Trata-se da primeira turnê estadual do ano, do grupo, que inclui ainda apresentações com patrocínio da AngloGold Ashanti em Sabará, no dia 29 de julho; em Caeté, em 26 de agosto; e em Santa Bárbara em 2 de setembro.

O evento, gratuito, é apresentado pelo Ministério da Cultura; Governo de Minas Gerais e AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As ações contam com o apoio das prefeituras locais.

"Um dos objetivos da AngloGold Ashanti, na sua atuação junto às comunidades, é promover e valorizar a cultura nas cidades onde a empresa opera. As apresentações da Filarmônica são uma rica oportunidade de assistir a uma apresentação de qualidade internacional", ressalta Camilo Farace, vice-presidente de Operações Brasil da AngloGold Ashanti.

Já o maestro associado da Filarmônica, Marcos Arakaki, que será o regente das apresentações, ressalta a importância de eventos no interior do estado para a disseminação da cultura. Segundo ele, "com as turnês estaduais e seus concertos abertos ao público, a Filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica", enfatiza.

Sobre a apresentação em Nova Lima

No repertório, marcado pela diversidade, estão obras como Pompa e Circunstância: Marcha nº 1, de Elgar; A danação do Fausto: Marcha Húngara, de Berlioz; Rosamunde: Abertura, de Schubert; Tik-Tak Polka, de J. Strauss Jr.; Condor: Abertura, de Carlos Gomes; Eugene Onegin: Valsa, de Tchaikovsky; Rapsódia Húngara nº 2, de Liszt; e Carmen: Prelúdio, de Bizet. A regência é do maestro Marcos Arakaki.

Com entrada gratuita, o concerto será realizado às 20h, na Rua Amélia Magalhaes Pessoa S/N, próximo à Praça da Bíblia.

Programa:

ELGAR - Pompa e Circunstância, op. 39: Marcha militar nº 1 em Ré maior

BERLIOZ - A danação do Fausto: Marcha Húngara

SCHUBERT - Rosamunde: Abertura

J. STRAUSS JR. - Tik-Tak Polka, op. 365

C. GOMES - Condor: Abertura

TCHAIKOVSKY - Eugene Onegin: Valsa

LISZT/Müller-Berghaus - Rapsódia Húngara nº 2 em dó menor

BIZET - Carmen: Prelúdio

Marcos Arakaki, regente

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Com quase dez anos de vida, a Filarmônica de Minas Gerais recebeu sete prêmios de cultura e desenvolvimento social, efetivando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do Brasil no campo da música erudita. Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a Orquestra é atualmente formada por 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição.

Neste período, realizou 642 concertos, com a execução de 837 obras de compositores brasileiros e estrangeiros, para mais de 823 mil pessoas, sendo que mais de 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente em praças da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em 93 concertos no interior de Minas. O impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 60 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Turnê Estadual