Logon
  • Aumentar a fonte
  • Diminuir a fonte
  • Enviar por E-mail
  • Imprimir

Moradores de Pompéu, em Sabará, participam de Simulado de Emergência de Barragem

Ação contou com apoio da AngloGold Ashanti e orientou comunidade sobre procedimentos de segurança

[19/10/2017]

Os moradores do bairro Pompéu, em Sabará, tiveram no dia 19 de outubro uma manhã de aprendizado sobre procedimentos de segurança. Eles participaram do Simulado de Emergência de Barragem, realizado pela AngloGold Ashanti e Defesa Civil. A ação também teve apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos governamentais. Às 10 horas da manhã as sirenes soaram o alarme de emergência e o aviso de voz noticiou o início do Simulado de Emergência. Os moradores da região, que já tinham sido preparados em treinamentos durante a semana, atenderam ao chamado e se dirigiram a um dos sete pontos de encontro espalhados pela comunidade. O tempo máximo de distância entre as residências e os sete pontos de encontro foi de 15 minutos.

Durante o simulado, brigadistas e empregados da AngloGold Ashanti e representantes da Defesa Civil acompanharam todos os procedimentos e orientaram os moradores no decorrer do percurso até ao ponto de encontro mais próximo.

O ponto 6, conhecido como Rancho da Cultura, foi o destino de alunos e funcionários da escola Municipal Professora Rosalina Alves Nogueira. O estudante Jonatas de Assis, de 12 anos, foi um dos alunos presentes. Já no ponto de encontro, o menino não escondeu sua satisfação em fazer parte da ação. "Achei muito importante e gostei de ter participado", contou Jonatas que demorou quatro minutos em seu trajeto. Criado na comunidade de Pompéu, Marco Antônio Vaz, de 42 anos, ressaltou a importância do treinamento e a eficiência dos equipamentos de aviso de emergência. "A sirene foi bem alta, deu para vir até ao ponto de encontro de forma tranquila", afirmou Marco que garantiu sentir-se seguro com o procedimento.

Ao todo, 260 moradores da região estiveram presentes no simulado. Para um primeiro simulado, o número é considerado excelente. Amarildo Fernandes, especialista em barragens da empresa, acredita que o dia foi de aprendizado para empresa e comunidade e destacou a participação efetiva dos moradores. "Este foi o primeiro exercício e a adesão da comunidade foi muito importante para nós. Com base nos aprendizados, podemos aprimorar ainda mais nosso sistema e processos de emergência", afirmou Amarildo.

 

Plano de Atendimento a Emergência de Barragens        

A ação de simulado de emergência faz parte do Plano de Atendimento a Emergência de Barragens (PAEBM). O plano busca garantir a segurança de todos em regiões próximas às barragens de rejeitos. Ao longo do segundo trimestre de 2017, um fornecedor dos Estados Unidos esteve à frente do processo de instalação de sistema de notificação sonoro, luminoso e de avisos de orientação (sirenes) em caso de uma situação de emergência.

Já em julho, foi realizado o simulado interno de emergência com empregados e prestadores de serviço da unidade. Um mês depois, foi a vez do teste dos equipamentos de sinalização sonora e visual ser executado para a análise da eficiência e abrangência dessa sinalização na comunidade. A etapa seguinte foi justamente o simulado de emergência de barragens em conjunto com a comunidade de Pompéu. Em caso de dúvidas, a população pode utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500. A empresa está sempre aberta ao diálogo e se coloca à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.

 

Informações para a imprensa

Bruno Torquato -  bruno.torquato@cdn.com.br - (31) 2534-4106

Juliana Castro – juliana.castro@cdn.com.br – (21) 3626-3726

Fabiane Moreira – fabiane.moreira@cdn.com.br  - (21) 3626-3723