PROJETO MUDAMUNDO ESTREIA TEMPORADA EM MINAS GERAIS

A iniciativa contempla apresentações teatrais gratuitas, oficinas de sensibilização para professores e distribuição de livros para as bibliotecas locais.

[17/05/2017]

Os alunos das escolas da Rede Pública de Caeté, Sabará, Raposos, Nova Lima, Santa Bárbara e Barão de Cocais receberão pela primeira vez o projeto MudaMundo. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos municípios contemplados e da AngloGold Ashanti.

A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social dos alunos e professores. O principal objetivo do MudaMundo é disseminar conceitos para a formação de cidadãos comprometidos com suas comunidades. Por meio das histórias vividas pelo personagem João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com as injustiças, são transmitidos valores de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações.

"O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a educação, quanto para a formação de uma cultura de cuidado e com o resgate de valores", afirma Cristiane Ostermann, diretora da Signi, empresa idealizadora do MudaMundo.

Apresentações

Serão, ao todo, 22 apresentações teatrais gratuitas, encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia e outras 11 oficinas de sensibilização para professores. O evento acontece entre os dias 8 e 19 de maio nos seis municípios de atuação da AngloGold Ashanti: Sabará, Nova Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais; em Minas Gerais, e Crixás, em Goiás.

"O Projeto MudaMundo valoriza temas como a cidadania, o cuidado com o meio ambiente e a atuação em comunidade, estando plenamente alinhado aos valores da empresa. Para nós, é uma honra poder contribuir para a sua realização em nossas comunidades vizinhas", afirma Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades.

Os professores e escolas participantes receberão kits compostos por seis livros infantis com as histórias do menino João, além de um caderno com sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula. No total serão doados às bibliotecas das escolas 23.200 livros, nos seis munícipios mineiros. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos.

Sobre o MudaMundo

O projeto, que nasceu no Rio Grande do Sul, acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu 102 cidades, atingindo diretamente mais de 63 mil crianças e mais de 10 mil educadores, além de 4.251 escolas municipais e estaduais envolvidas.

Mais de 259 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.