Para iniciar as comemorações do mês de conscientização da síndrome de Down (T21), o Instituto Mano Down promove a 3ª Corrida de Rua e ressaca de carnaval. Com a atração confirmada do Bloco “Então Brilha”, o evento será realizado no dia 22 de fevereiro, a partir das 07h, na Praça da Pampulha – R. Versília, s/n – Pampulha, Belo Horizonte. As inscrições estão disponíveis através da plataforma de corrida TBH.
Mais de 1 mil pessoas já garantiram a participação na terceira edição da corrida de rua do Mano Down, que contará com 4 modalidades de competição: Corrida 10Km, Corrida 5Km, caminhada 3Km e caminhada Kids.
São esperados mais de 2,5 mil participantes no evento, entre corredores profissionais, clubes de corrida esportiva, outras instituições sociais, educandos (pessoas com síndrome de Down e outras deficiências), famílias atendidas pelo Instituto, e pessoas que apoiam a causa da inclusão.
A Corrida é promovida pelo Mano Down, que atende a mais de 1,4 mil pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. A terceira edição está sendo viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio da AngloGold Ashanti. “Apoiar iniciativas como a Corrida Mano Down, por meio do Instituto AngloGold Ashanti, reforça o nosso compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças. O esporte promove integração, autoestima e oportunidades, além de criar espaços de convivência que celebram a diversidade e o potencial de cada pessoa”, afirma o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, Othon Maia, que também preside o Conselho Deliberativo do Instituto.
ESPORTE PARA INCLUSÃO
Segundo Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Mano Down, a Corrida de rua é uma das ações promovidas pela instituição para fomentar a integração e a socialização por meio do esporte. “A autonomia e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais perpassa pela ocupação dos espaços comuns da sociedade e as atividades esportivas e culturais, são ferramentas importantes para esse processo de inclusão”, explica.
Ainda segundo Leonardo Gontijo, o evento vai abrir o mês de conscientização da síndrome de Down que este ano tem como tema mundial “Amizade, Acolhimento, Inclusão… Xô Solidão”. “O tema da campanha para o dia da síndrome de Down, que foi traduzido no Brasil por especialistas, instituições e autodefensores, fala exatamente da invisibilidade social e exclusão que afeta essas pessoas. E trás uma necessidade de reflexão e ação para que possamos acolher e incluir, de forma que elas se sintam participantes e efetivamente pertencentes na sociedade. Ainda temos muito a avançar nessas questões. Por isso a importância de promovermos eventos como esse, que estimulam a convivência com a diversidade, que mostram a potencialidade das pessoas com T21”, enfatiza.
ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA
A Arena do evento, que será aberta ao público e com acesso gratuito, contará com várias atrações culturais e esportivas, com espaço kids, shows e muito mais:
· Ressaca de Carnaval com o bloco Então Brilha
· Show com Dudu do Cavaco e Banda Comarca 5.2
· Espaço Kids
· Espaço saúde e bem-estar
· Shopping da Inclusão
· Ações promocionais de empresas parceiras
· Premiação dos corredores (1º ao 3º lugar – feminino e masculino)
· E muito mais
SERVIÇOS
3ª Corrida Mano Down
- Data: 22 de fevereiro de 2026
- Horário: a partir de 07h
- Local: Praça da Pampulha – R. Versília, s/n – Pampulha, Belo Horizonte.
- Inscrições para participar da corrida: https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-mano-down-2026-74829
- VALOR DA INSCRIÇÃO:
2º Lote – R$90,00 até 06/02/2026
3º Lote – R$100,00 até 21/02/2026 (Ou enquanto houver vagas)
APOIO PARA PROGRAMAS SOCIAIS
Todo o valor arrecadado com as vendas dos kits de corrida será revertido para os programas sociais do Mano Down. Além disso, durante a entrega dos kits e no dia da Corrida, a instituição vai promover uma ação para arrecadar itens que serão destinados para o seu bazar solidário.
SOBRE O INSTITUTO MANO DOWN
Instituto Mano Down: Inclusão, Inovação e Reconhecimento Nacional
Pela terceira vez entre as 100 Melhores ONGs do Brasil (2021, 2023 e 2024), o Instituto Mano Down reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.
A organização sem fins lucrativos, que esse ano completa 15 anos, foi fundada por Leonardo Gontijo e nasceu do desejo de dar “vez e voz” a quem historicamente foi silenciado — inspirado pela relação com seu irmão caçula, Eduardo, o músico Dudu do Cavaco.
A cada ano Instituto vem se tornando referência no desenvolvimento e autonomia de pessoas com síndrome de Down e, também, em ações focadas em inovação social.
Hoje, atende cerca de 1.400 famílias e impacta milhares de pessoas direta e indiretamente com ações que atravessam todas as fases da vida — da infância à terceira idade.
O trabalho do Mano Down é amplo e integrado. As iniciativas incluem:
• Acolhimento familiar
• Intervenção precoce com terapias especializadas;
• Educação inclusiva
• Oficinas culturais e esportivas;
• Inclusão produtiva – capacitação técnica, estímulo ao empreendedorismo
e inclusão no mercado de trabalho;
• Envelhecimento saudável.
Um dos grandes diferenciais do Instituto é o seu ecossistema de inclusão e
inovação social — uma rede de espaços interligados que promovem vivências, aprendizados e interações entre pessoas com e sem deficiência. A proposta é clara: criar oportunidades reais e sustentáveis para todos.
Com essa estrutura, o Mano Down não apenas transforma trajetórias individuais, mas também inspira mudanças coletivas. A expectativa é ampliar a sua capacidade de impacto, atendendo diretamente 2 mil famílias, até 2030, e, indiretamente, milhões de pessoas em todo o país.
