ENERGIA

 A autogeração de energia também faz parte do nosso negócio. Em 2021, as nossas usinas Rio de Peixe, localizada em Nova Lima (MG), e Igarapava, no Triângulo Mineiro, produziram 28,8% da energia utilizada por nossas operações, sendo 13,6% e 15,2%, respectivamente.

ENERGIA

A autogeração de energia também faz parte do nosso negócio. Em 2019, as nossas usinas Rio de Peixe, localizada em Nova Lima (MG), e Igarapava, no Triângulo Mineiro, produziram 29% da energia utilizada por nossas operações, sendo 8% e 21%, respectivamente.

Criado pela empresa em 1904, o Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe têm como objetivo suprir parte da demanda energética da companhia. Além do retorno financeiro e contribuir para as metas de ESG, o complexo também garante benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Durante os períodos de estiagem, o Sistema auxilia na regularização da vazão do Rio das Velhas, importante medida para garantir o abastecimento de água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A AngloGold Ashanti também é uma das proprietárias da Hidrelétrica Igarapava, junto com outros parceiros industriais. Ela está localizada no Rio Grande, região do Triângulo Mineiro.

A área de Energia da AngloGold Ashanti também busca constantemente por uma atuação mais sustentável por meio de melhorias na eficiência energética dos processos.

Em 2021, a alcançamos o
uso de 100% de energia elétrica renovável em suas operações no país, marca reconhecida por meio da conquista do Certificado de Energia Renovável (CemigREC), concedido pela companhia de energia.

SISTEMA HIDRELÉTRICO DE RIO DE PEIXE

O Sistema Hidrelétrico de Rio de Peixe ainda atua no processo de preservação ambiental, com a conservação de mais de 500 espécies da fauna e flora. A empresa conta, também, com a geração de energia elétrica pela sua participação na Hidrelétrica de Igarapava, em Rio Grande (divisa entre Minas Gerais e São Paulo).

LOCALIZAÇÃO:
Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) – MG.

CARACTERÍSTICAS:
Composto por sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e três reservatórios (Lagoa Grande, Codorna e Miguelão).

POTÊNCIA INSTALADA:
13.800 kW.