AngloGold Ashanti investe em reflorestamento para minimizar impacto das operações

fev 22, 2018 | Sem categoria

A AngloGold Ashanti, maior mineradora de ouro do Brasil, é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e entende o seu papel fundamental para a preservação do meio ambiente. A empresa está comprometida em promover uma economia sustentável e investe no uso responsável dos recursos naturais e na realização de ações de mitigação dos impactos causados pelas operações. O plantio de mudas nativas é uma das ações para a recuperação e compensação das suas intervenções. Apenas em 2017, foram cerca de 50 mil mudas plantadas para recuperação em áreas de Minas Gerais e Goiás próximas às unidades de atuação da companhia. Para 2018 a previsão é que esse número aumente, chegando a quase 140 mil mudas plantadas.

A empresa promove estudos de fauna, flora, possíveis impactos ambientais nas áreas de interesse de mineração, e socioeconômico da região para certificar a viabilidade dos projetos e propor medidas de controles e compensatórias, para posterior aprovação nos órgãos ambientais. Para a compensação florestal, a partir dos estudos ambientais, é identificada a tipologia da área a ser impactada, propondo  a compensação ambiental em áreas similares. Em Minas Gerais, nas propriedades da empresa destinadas a compensação ambiental, localizadas no entorno das cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais,  foram plantadas, no ano passado, aproximadamente 31 mil mudas, o que corresponde a uma área de 26 hectares. Neste ano, deverão ganhar mais 100 mil mudas, totalizando uma área de 72 hectares.

Já nas áreas de responsabilidade das unidades Cuiabá-Lamego, em Sabará (MG), foram plantadas em 2017 um total de 18 mil mudas em uma área de aproximadamente oito hectares. Em 2018 há previsão de mais 48 mil mudas. Na unidade de Serra Grande, em Crixás (GO), 4.500 mudas já começam a ser plantadas neste mês de janeiro, somando às mil recebidas pelo espaço no ano passado.

Outra iniciativa na área de meio ambiente é a manutenção das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Em 2016, foram criadas duas novas RPPNs que, somadas às já existentes, chegaram a 1.380 hectares. As novas reservas estão localizadas em Santa Bárbara, onde fica a operação Córrego do Sítio, e Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte. As demais ficam em Sabará, na unidade Cuiabá-Lamego, e em Nova Lima, na Mata Samuel de Paula.

A empresa também mantém um programa de conservação das espécies endêmicas da Mata Atlântica. Elas são mapeadas e o período de floração de cada uma é identificado para acompanhamento. As equipes da AngloGold Ashanti recolhem as sementes, cultivam as mudas em viveiros e as utilizam para a recuperação das áreas impactadas. Além disso, por meio de uma série de atividades focadas em educação ambiental, a companhia incentiva seus empregados, contratados, escolas e moradores a manterem uma conduta de respeito ao meio ambiente. A empresa realiza a recuperação de nascentes que abastecem as comunidades próximas às suas unidades.