AngloGold Ashanti celebra 30 anos do Centro de Memória com evento sobre patrimônio cultural

jul 2, 2024 | Sem categoria

Espaço que guarda a memória da mineração de ouro terá programação de palestras, oficinas gastronômicas e exposição de artesanato

O Centro de Memória AngloGold Ashanti completa neste mês de julho três décadas de valorização da história da mineração de ouro no Brasil.  Para celebrar a data, a empresa está promovendo o 1º Encontro Diálogos sobre Patrimônio Cultural, com uma vasta programação gratuita de palestras e oficinas. O evento será realizado no dia 03 de julho, das 8h às 18h, e é aberto a toda a comunidade.

A programação traz palestras sobre museologia, memória empresarial, mineração e cultura, museu de território, arqueologia, patrimônio natural, captação de recursos para projetos culturais, além de oficinas gastronômicas (confira a programação completa abaixo).

Os temas serão abordados por especialistas, professores, empreendedores, representantes de empresas, entidades sociais e poder público. Entre os destaques estão a palestra do presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e do professor doutor da Universidade de São Paulo, Paulo Nassar; e do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.  Na ocasião, os participantes do evento podem aproveitar para visitar todo o Centro de Memória e conhecer também os produtos das mulheres empreendedoras do negócio social Compre de Uma Mãe, que estarão expostos.

Localizado em Nova Lima, o Centro de Memória ocupa um casarão do século XVIII, de mais de 1.200 m², que abriga quase 65 mil itens, entre objetos, livros, fotos e documentos. Ele é um dos principais espaços de preservação da história da mineração de ouro no país. Além de guardar este vasto acervo, também é espaço de exposições, palestras, e visitas mediadas que proporcionam ao público uma imersão no legado da mineração e na trajetória da AngloGold Ashanti no Brasil. As peças expostas no local narram usos e costumes desde 1834, quando a mineradora inglesa iniciou suas atividades em Nova Lima.

Gerente Sênior de Comunicação, Comunidades e Relacionamento Institucional da AngloGold Ashanti, Fernando Cláudio destaca a importante trajetória do espaço. “O Centro de Memória nos faz manter viva não apenas a história da AngloGold Ashanti, mas também a história das comunidades e das pessoas que, ao longo dos séculos, dedicaram suas vidas à mineração. Cada documento, fotografia e artefato preservado aqui conta uma parte dessa história rica de Nova Lima, Minas Gerais e do Brasil”, afirmou.

Serviço:

Evento: 1º Encontro Diálogos sobre Patrimônio Cultural em comemoração ao aniversário do Centro de Memória
Local: Centro de Memória AngloGold Ashanti
Data: 03/07 (Quarta-feira)
Horário: 8h às 17h – Entrada gratuita
Endereço: Rua Enfermeiro José Caldeira, 7, bairro Boa Vista, Nova Lima / MG
Atrativos: palestras, oficinas gastronômicas, exposição de produtos das mulheres empreendedoras do negócio social Compre de Uma Mãe e visita livre ao Centro de Memória.

Centro de Memória AngloGold Ashanti

Informações e agendamento de visitas: (31) 3589-1716 / (31) 97200-7978 (WhatsApp) ou pelo e-mail centrodememoria@anglogoldashanti.com
Funcionamento: Quarta a domingo, de 8h às 11h30, e de 13h às 16h30.
Outras informações: CENTRO DE MEMÓRIA – AngloGold Ashanti Brasil.