Trajeto permite experiência ao ar livre em meio ao bioma Mata Atlântica da RPPN Mata Samuel de Paula
A AngloGold Ashanti inaugurou uma nova atração no Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa, em Nova Lima. Nesta sexta-feira, 28/04, a companhia abriu à visitação a Ecotrilha dos Cristais, percurso de 3,5 km (ida e volta) localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula, unidade mantida pela empresa, onde o CEA está localizado.
A nova ecotrilha é um verdadeiro oásis em meio à cidade. Está totalmente imersa no bioma da Mata Atlântica e permeia o Monumento Natural Morro do Elefante, unidade de conservação do município. Durante o trajeto da ecotrilha, os visitantes podem conhecer e contemplar espécies da fauna e da flora típicas da região, bem como experimentar um passeio ao ar livre.
A RPPN Mata Samuel de Paula ocupa uma área de 147 hectares (aproximadamente 205 campos de futebol) de Mata Atlântica e Cerrado preservados. Ela abriga 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis. Além disso, seis espécies de árvores ameaçadas de extinção estão sob proteção na região.
Para visitar a Ecotrilha é necessário realizar agendamento prévio pelos contatos: (31) 97199-8901 ou (31) 99922-1682.
Sobre o CEA
O CEA é um espaço aberto ao público, com entrada gratuita, voltado para o desenvolvimento de ações educativas e campanhas de preservação ambiental. Em mais de 20 anos, o CEA se transformou em uma referência na comunidade, chegando a receber mais de 11 mil visitantes por ano.
Atualmente, 100% da energia consumida pelo Centro é de fonte sustentável: 95% solar, por meio de placas fotovoltaicas, e os 5% restantes por meio de geração hidrelétrica elétrica zero carbono certificada. Além disso, possui biodigestor para resíduos orgânicos e sistema de reaproveitamento de água de chuva.
O CEA fechou o primeiro trimestre deste ano apresentando inovações para contribuir, em parte, com o processo de neutralização de emissão de dióxido de carbono da AngloGold Ashanti. O objetivo global da companhia é zerar, até 2050, a emissão de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2).
Uma das iniciativas é a plataforma educativa, que oferece uma visão ampliada sobre o bioma da Mata Atlântica e permite conhecer cada detalhe da RPPN Mata Samuel de Paula. Com ajuda da tecnologia, a população pode saber, por exemplo, qual a quantidade total de carbono armazenado na unidade, ou seja, qual é a contribuição da floresta para a redução da emissão desse gás na atmosfera. Atualmente, são 23.127,69 toneladas de carbono armazenadas na reserva, o que equivalem à quantidade de gás carbônico liberada em mais de 90 mil viagens de carro (4.120 km) de Porto Alegre (RS) a Rio Branco (AC). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup BioFlore.