A AngloGold Ashanti envolveu, no mês de maio, grande parte da sua equipe para atender o processo de auditoria externa de recertificação nos padrões ISO 14001 e 45001. Todo o trabalho foi recompensado pela garantia de que a empresa segue aderente às exigências delimitadas por organizações internacionais. A ISO 14001 estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental dentro de uma empresa, enquanto a ISO 45001 fornece requisitos e orientações para o uso de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST).
Na AngloGold Ashanti, o processo foi conduzido pela Fundação Vanzolini, instituição capacitada para realizar esse tipo de avaliação. Apesar de serem certificações distintas, ambas estão relacionadas. “Temos um sistema de gestão integrado por entender que essas disciplinas são interdependentes. No caso de uma tratativa, as áreas estabelecem o que farão para resolver a questão, mas sempre com o acompanhamento do sistema de gestão integrado”, explica a engenheira de Segurança do Trabalho da AngloGold Ashanti, Isis Cristine Quintão Lana.
O processo de recertificação ocorre a cada três anos, com etapas de manutenção e supervisão anuais, o que garante o cumprimento dos critérios estabelecidos na certificação inicial. “É um processo de melhoria contínua que traz credibilidade para a empresa”, explica Isis.
A gerente sênior de Saúde e Segurança Ocupacional da AngloGold Ashanti, Fernanda Parro, reitera a importância de alcançar a recertificação conforme esses padrões. “Essa é uma forma de melhorarmos o nosso processo, já que toda auditoria é um aprendizado. Quando falamos das normas ligadas às ISO 14001 e 45001, também estamos falando do cuidado com todos os nossos stakeholders. Os temas dessas certificações são extremamente importantes para eles, e para nós também. É o nosso ponto de interseção.”, completa Fernanda Parro.