A AngloGold Ashanti informa que a Barragem de CDS II, em Santa Bárbara (Minas Gerais), segue segura e estável.
Vistorias de rotina identificaram trincas na estrutura, que passa por obras de descaracterização para o seu fechamento. As obras de reforço (“contrapilhamento”), parte do processo de descaracterização, foram paralisadas e, de forma preventiva, foi estabelecido nível 1 de emergência, seguindo os protocolos para o caso.
Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento. Importante ressaltar que as trincas continuam sendo monitoradas constantemente. A barragem foi inspecionada por técnicos da empresa, auditores externos, pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e Defesa Civil.
A barragem CDS II possui videomonitoramento 24h e passa por inspeções e monitoramentos constantes. Além disso, conta com todas as licenças legais e a declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em março de 2023.
Vale ressaltar que a barragem não estava sendo operada. Desde o final de 2022, todas as unidades da AngloGold Ashanti implementaram em 100% a metodologia de deposição a seco de rejeitos, não enviando mais rejeito em polpa para as barragens, o que inclui a barragem CDS II, em Santa Bárbara.
A AngloGold Ashanti reforça que está trabalhando junto de todas as autoridades, mantendo a comunidade informada sobre todos os passos. A Segurança das pessoas é sempre nosso primeiro valor.
Em caso de dúvidas, os moradores da região podem entrar em contato com o nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500.