ATUALIZADO EM 18//10/22
A AngloGold Ashanti realizou o preenchimento e o processo de selagem na barragem CDS II, em Santa Bárbara (MG). Estes procedimentos fazem parte das ações de solução para a situação, conforme recomendações de empresa externa especializada. das trincas na barragem CDS II. A estimativa é de que as ações continuem nos próximos dias.
Aproveitamos para informar que a barragem segue monitorada e permanece estável. A AngloGold Ashanti recebeu o laudo de empresa externa especializada atestando que o fator de segurança da barragem CDS II se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura.
Na sexta-feira (7/10), de forma preventiva, foi estabelecido alerta nível 1 para a barragem CDS II, localizada em Santa Bárbara (MG). A decisão segue o PAEBM – Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração e legislação vigente. Neste nível, de precaução, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento.
A mudança preventiva para nível 1 seguirá até que os estudos e análises da auditoria externa especializada sejam avaliados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que acompanha o caso.
A AngloGold Ashanti colocou ainda uma equipe em campo nas comunidades para explicar e tranquilizar os moradores.
Visitas à barragem
Na tarde de sexta-feira (7/10), a barragem CDS II passou por uma vistoria de técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM). No domingo (9/10), a estrutura recebeu a fiscalização do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Já na segunda-feira (10/10), foram realizadas visitas das Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal de Santa Bárbara e Barão de Cocais na barragem CDS II. Também estiveram presentes lideranças comunitárias convidadas pelo órgão.
Em caso de dúvidas, os moradores da região podem entrar em contato com nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500