Barragens AGA estão seguras e estáveis-04-09

set 4, 2020 | Barragens

Nesta sexta-feira, dia 4 de setembro de 2020, a AngloGold Ashanti reafirma que todas as suas barragens continuam seguras e estáveis. No dia 31 de agosto de 2020, recebemos as novas declarações de condição de estabilidade, emitida por auditoria externa, de todas as barragens de rejeito localizadas em Minas Gerais. Foram atestadas as seguintes barragens: Cuiabá (Sabará/MG), CDS I e CDS II (Santa Bárbara/MG), Cocuruto, Calcinados e Rapaunha (Nova Lima/MG). A previsão é de que a nova declaração da barragem Serra Grande, localizada em Crixás (GO), seja emitida até o final de setembro. 

As nossas estruturas estão inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Barragem de Mineração (SIGBM) da Agência Nacional de Mineração (ANM). Reforçamos que a AGA adota os melhores padrões e normas de segurança nacionais e internacionais para seus barramentos e todas as barragens da empresa contam com fator de segurança acima do valor estabelecido em norma.
Declaração de estabilidade

Emitido por uma auditoria externa, o documento é uma exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM) e deve ser obtido a cada seis meses, sendo a 1ª em março e a 2ª em setembro. O atestado comprova a segurança estrutural e hidráulica das estrutura e se baseia em análises, ensaios e estudos do barramento. Tais estudos são fundamentados na legislação de segurança de barragem e normas aplicáveis. Veja as declarações de estabilidade de cada uma de nossas barragens:

Barragem Cuiabá
Barragem CDS I
Barragem CDS II
Barragem Cocuruto
Barragem Calcinados
Barragem Rapaunha
Barragem Serra Grande
Revisão Periódica de Segurança de Barragem – Serra Grande

Situação da barragem Cuiabá (Sabará/MG):

– Está em condição segura e estável.

– Condição de estabilidade emitida em agosto de 2020.

A barragem de Cuiabá possui monitoramento online por sistemas de controle automatizados (piezômetros e videomonitoramento por câmeras), acompanhados 24 horas por dia, sendo cumpridas também todas as obrigações de rotina, como, por exemplo, a realização de inspeções diárias a cada início de turno, inspeções quinzenais com preenchimento das Fichas de Inspeção Regular e cadastramento dos dados junto ao Sistema de Gestão Integrada de Barragens de Mineração – SIGBM da Agência Nacional de Mineração – ANM, inspeções quadrimestrais por equipes de auditores especializados nacionais e internacionais, Inspeções Semestrais de Segurança Regular de Barragem, realizada por equipes de auditores externos vinculados a empresas especializadas em engenharia, geotecnia e segurança de barragens, com expedição dos respectivos relatórios e declarações de estabilidade.

Situação das barragens CDS I e II (Santa Bárbara/MG):

– Está em condição segura e estável.

– Condição de estabilidade emitida em agosto de 2020.

Situação das barragens Cocuruto, Calcinados e Rapaunha (Nova Lima/MG):

– Estão em condição segura e estáveis.

– Condição de estabilidade emitida em agosto de 2020.

Situação da barragem Serra Grande (Crixás/GO):

– Está em condição segura e estável.

– Condição de estabilidade emitida em fevereiro 2020.

Em 13 de maio de 2020, também recebemos a declaração de condição de estabilidade referente ao 2º ciclo de  Revisão Periódica de Segurança da barragem Serra Grande atestando as condições da estrutura em consonância com a Lei nº12.334, de 20 de setembro de 2010, e Portarias ANM vigentes.

A barragem de Serra Grande possui monitoramento online por sistemas de controle automatizados (piezômetros e videomonitoramento por câmeras), acompanhados 24 horas por dia, sendo cumpridas também todas as obrigações de rotina, como, por exemplo, a realização de inspeções diárias a cada início de turno, inspeções quinzenais com preenchimento das Fichas de Inspeção Regular e cadastramento dos dados junto ao Sistema de Gestão Integrada de Barragens de Mineração – SIGBM da Agência Nacional de Mineração – ANM, inspeções quadrimestrais por equipes de auditores especializados nacionais e internacionais, Inspeções Semestrais de Segurança Regular de Barragem, realizada por equipes de auditores externos vinculados a empresas especializadas em engenharia, geotecnia e segurança de barragens, com expedição dos respectivos relatórios e declarações de estabilidade. Em 13 de maio de 2020, também recebemos a declaração de condição de estabilidade referente ao 2º ciclo de  Revisão Periódica de Segurança da barragem Serra Grande atestando as condições da estrutura em consonância com a Lei nº12.334, de 20 de setembro de 2010, e Portarias ANM vigentes.