Na última sexta-feira, 02 de fevereiro, o Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti (CEA) recebeu mais de 50 convidados para o primeiro Encontro de Gestores e Parceiros de Unidades de Conservação.
O supervisor de Educação Ambiental, Diego Pereira, ressaltou a relevância dos temas discutidos na oportunidade. “É uma pauta de suma importância a nível global, pois as unidades de conservação além de resguardar a geração dos serviços ecossistêmicos, também oportunizam o contato das pessoas com o meio natural, ampliando a qualidade de vida, aumentando a noção de pertencimento e desenvolvendo a consciência ambiental.”, comenta.
Estiveram presentes representantes de grandes empresas, órgãos do governo e sociedade civil, com palestras conduzidas por integrantes da AngloGold Ashanti, Arcelor Mittal, Gerdau, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Prisma, Bioflore, acadêmicos, além da Prefeitura de Nova Lima.
Quem participou do evento garante que valeu a pena. “São momentos importantes como esse que fazem a gente evoluir as práticas ambientais nas nossas áreas protegidas. A gente consegue discutir, debater, aprender com experiências dos parceiros das outras instituições. São experiências positivas, e até mesmo algumas negativas para que a gente não repita no futuro.”, afirma o gestor de Unidades de Conservação do IEF, André Portugal.
O objetivo do evento é promover discussão sobre as práticas, normas e perspectivas para a gestão das Unidades de Conservação no Brasil. O país é um dos mais biodiversos do planeta e possui mais de 254 milhões de hectares de Unidades de Conservação, que resguardam a fauna, flora, além de aspectos culturais e sociais da população.