OR Natural, de Sabará, foi certificada pela Vigilância Sanitária de MG e está em fase final na Anvisa; empresa foi acelerada pelo Programa Parcerias Sustentáveis da produtora de ouro
São três anos de operação, economia de 70 mil garrafas plásticas no meio ambiente, mais 500 clientes, 30 revendedores e o mais recente título: primeira agroindústria familiar de cosméticos em barra do Brasil. Essa é a história que a OR Natural vem contando em Minas desde que abriu suas portas em um sítio na zona rural de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A empresa, que tem o apoio do programa Parcerias Sustentáveis da AngloGold Ashanti, está na fase final para receber também a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A celebração do novo patamar da empresa ocorreu em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, na sede da OR Natural, com presença de representantes do Governo de Minas, da AngloGold Ashanti, prefeitos da região, outras autoridades, lideranças comunitárias, parceiros e demais convidados. Em maio, o empreendimento já havia recebido a certificação do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e com o suporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no processo regulatório.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca a atuação do Governo de Minas, por meio do programa Minas Livre para Crescer na abertura de caminhos para a atuação da OR Natural na cidade de Sabará. “O programa concentrou seus esforços para desobstruir o procedimento administrativo regulatório exigido para que a empresa pudesse iniciar suas atividades, gerando renda e permitindo o fomento do encadeamento produtivo no entorno da localidade”. Passalio reforça ainda que isso evidencia como o Governo de Estado tem atuado, de forma efetiva, para facilitar a vida de quem deseja empreender em Minas, gerando mais empregos e renda dignos.
A OR Natural é uma marca mineira de shampoos e condicionadores naturais em barra, voltada para terapia capilar, desenvolvida em uma produção limpa e sustentável, e a partir de ativos da agricultura local. Os produtos são biodegradáveis desde a embalagem até a espuma. A empresa investe no resgate da cultura da cura pelo natural, usando matéria prima sustentável, reduzindo a quantidade de plástico descartado na natureza, bem como de água como matéria-prima.
O que a diferencia como negócio e lhe atribuiu o título de agroindústria familiar são justamente suas características de manter a indústria na zona rural, ter caráter experimental, se desenvolver com produtos da região de plantio próprio ou comprado de agricultores locais. “Os shampoos e condicionadores em barra são pouco explorados no Brasil e abrem ampla oportunidade para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área. A implementação da agroindústria movimentará a economia e irá gerar empregos”, afirma Paula Moreira, um das sócias e cofundadora da empresa. A irmã, Isis Kroeff, também sócia e cofundadora, ressalta o lado pioneiro do negócio. “Investimentos no desenvolvimento de formulações, com pesquisa de novos usos para os principais ativos naturais mineiros”, diz.
Programa de aceleração
A aceleração do negócio veio em 2022, por meio do Programa Parcerias Sustentáveis, da AngloGold Ashanti, um dos maiores e mais tradicionais programas de fomento ao empreendedorismo social em Minas. O suporte da produtora de ouro foi para que a OR seguisse no rumo de se desenvolver como pequena indústria no seu segmento e que pudesse fortalecer a agricultura regional e a inovação agroindustrial local, desenvolvendo economicamente a zona rural de Sabará e região.
A proposta previa ainda capacitação de agricultores locais para se tornarem fornecedores habilitados para indústria de cosméticos, além de treinamento e geração de renda para mulheres através da atividade agroindustrial e de oficinas gratuitas e periódicas. O que se buscava era integrar uma rede de projetos sustentáveis locais, valorizando a comunidade local, usando insumos mais sustentáveis e reduzindo o impacto sobre o meio ambiente.
“Por meio do Parcerias Sustentáveis, a AngloGold Ashanti fomenta o empreendedorismo social nas comunidades onde atua. Em treze anos, foram mais de 280 iniciativas, 50 mil beneficiários e investimento da ordem de R$ 13,5 milhões. A OR Natural é ótimo exemplo de como empreendimentos sustentáveis podem transformar a vida das pessoas e multiplicar resultados para todos”, afirma Othon Maia, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti.
Esse é um ponto importante do projeto, uma vez que são poucas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento econômico na zona rural da região, com produção rural comumente associada a produtos alimentícios, como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos.
Meio Ambiente e desenvolvimento local
E, nesse sentido, a OR segue no caminho certo, reduzindo o consumo de plástico e água em sua produção. Dados da WWF mostram que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Deste total, apenas 1,28% é destinado a reciclagem, e o plástico é um material que demora 400 anos para se decompor.
Em 2021, a ONU alertou que a escassez de água poderá ser a próxima pandemia, e, cerca de 130 países podem enfrentar um risco maior de seca ainda neste século. Além disso, os parabenos, lauril sulfato de sódio, petrolatos e plastificantes, amplamente utilizados em cosméticos, possuem propriedades poluentes e nocivas à saúde dos seres humanos e do meio ambiente.
História da empresa
A OR Natural nasceu da herança, deixada pelas mulheres da família, da cultura de cura através da natureza e do protagonismo feminino. “Nossa avó Luzia, nascida no Norte de Minas, mudou-se para Belo Horizonte com seus 7 filhos em busca de melhores condições de vida. Após a separação do marido, continuou criando os filhos sozinha no aglomerado Morro das Pedras, conhecido como um dos pontos mais violentos da capital mineira. Com pulso firme e o trabalho como doméstica e vendedora de verduras, proporcionou formação acadêmica e os ensinou a conhecer, respeitar e se curar com os recursos da natureza”, conta Paula.
A terceira filha, Lucinda, revolucionou a forma de cuidar das crianças na comunidade, fundou uma creche, e se elegeu vereadora de Belo Horizonte. Engajou-se também na luta ambiental e na proteção dos recursos naturais. E a linhagem continuou, Lucinda gerou três filhos, dentre eles, Paula e Isis.
Em meio ao contexto de caos econômico, social e ambiental impostos pela pandemia da Covid 19, as irmãs tiveram a ideia de iniciar um empreendimento que pudesse trazer um retorno real à sociedade e em julho de 2020 criaram a OR como um negócio social, com potencial de trazer desenvolvimento sustentável e impacto na vida de moradores e ao planeta. “A palavra hebraica OR é “Luz”, um símbolo de vida, alegria e libertação, e também uma homenagem à nossa avó Luzia”, conta Paula.
Fotos: AngloGold Ashanti/Divulgação
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