Atualizado em 24/05/2021
No dia 5 de maio, comunicamos para as autoridades e para comunidade sobre o transbordo de parte de um efluente industrial da Planta da mina Córrego do Sítio, em Santa Bárbara (MG), que atingiu o Rio Conceição. Na mesma data, o vazamento foi estancado.
Importante salientar que este material não tem cianeto e é classificado como não-perigoso conforme as normas ambientais. Também não foi identificado mortandade de peixes devido ao evento.
O material vazado se concentrou próximo à área de empresa, que já iniciou as ações de limpeza na mesma data, contratando, inclusive, empresa especializada para esta atividade. A estimativa é de que os trabalhos sigam até o fim de maio.
Os órgãos públicos responsáveis, como Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Bárbara, foram comunicados e acompanham nossa atuação no caso. A empresa também recebeu a visita da Agência Nacional de Mineração (AMN), que constatou que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis.
Vale ressaltar, ainda, que o vazamento não tem qualquer relação com as barragens da AngloGold Ashanti e que todas as nossas estruturas estão estáveis e seguras.
A AngloGold Ashanti lamenta o ocorrido e reforça seu compromisso com o meio ambiente e a mineração sustentável.