Equipe da AngloGold Ashanti apresentou calendário de treinamentos na comunidade.
Os moradores do distrito de Barra Feliz, em Santa Bárbara, participaram no dia 31 de janeiro de um encontro com a equipe da AngloGold Ashanti para conhecerem o processo de gestão de barragens da companhia. Eles puderam tirar dúvidas e saber mais sobre o processo de gestão e o Plano de Ação de Emergências de Barragens (PAEBM). A empresa também apresentou o calendário de treinamentos e simulados de emergência que acontecerão nas comunidades (Barra Feliz, Brumal e Carrapato). Além disso, foi apresentado aos moradores um veículo equipado com avisos sonoros, comando de voz e sinais luminosos, que será utilizado até que o sistema de sirenes fixas seja instalado.
Na Barragem de Córrego do Sítio II (CDSII), a implantação do sistema está prevista para o segundo semestre deste ano. De março a maio, acontecerão os treinamentos com os moradores e empregados. No segundo semestre, serão realizados os Simulados de Emergência para testar todos os procedimentos com o apoio da Defesa Civil e outros órgãos governamentais. Já na Barragem de sedimentos de CDSI, a previsão para a instalação do sistema de alarme é no primeiro semestre de 2019.
“Fazemos um controle rígido das nossas barragens, com acompanhamento dos órgãos fiscalizadores e consultorias competentes, e podemos garantir que nenhuma delas possui qualquer problema estrutural ou risco que afetem segurança”, afirmou Márcio Mansur, especialista em Geotecnia da AngloGold Ashanti.
Comunidade participativa
A coordenadora de Relacionamento com Comunidades da AngloGold Ashanti, Dirlene Taveira, enfatizou a importância da participação da comunidade no treinamento e convidou os moradores para uma visita às barragens. “Estamos em contato permanente com as comunidades vizinhas às nossas operações. Precisamos que a população conheça os procedimentos e saiba como agir com segurança em casos de emergência”, disse a coordenadora.
Para o vice-presidente da Associação Comunitária de Barra Feliz, Volney Rodrigues de Melo, o encontro foi um passo fundamental para aproximar a comunidade e esclarecer alguns procedimentos de segurança. “Toda informação é bem-vinda. É melhor saber como proceder em uma situação de emergência e não precisar usar”, contou ele.
Também morador de Barra Feliz, o jornalista Fernando Farias Hosken garantiu ter saído da reunião mais tranquilo: “O encontro com a equipe passou muita segurança, por saber que não há risco na barragem e que haverá treinamentos. Isso mostra a preocupação da empresa com a população”.
Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500. A empresa está sempre aberta ao diálogo e se coloca à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.