O Programa de Qualificação Profissional Local (PRO) da AngloGold Ashanti é uma iniciativa para fomentar a diversidade no setor de mineração enquanto forma mão de obra qualificada. Iniciado em 2022, o PRO já formou 87 mulheres como Eletricista Automotivo, Eletricista Industrial, Manutenção Mecânica Industrial e Auxiliar de Geologia. Dessa forma, capacita e fortalece a economia local, colaborando para a geração de emprego e desenvolvimento das comunidades onde a AGA opera, em Minas Gerais e Goiás.
Os cursos profissionalizantes, com duração de três meses, já estão gerando impacto positivo no quadro funcional da AGA. Neste ano, foram realizadas 10 contratações, sendo três em Manutenção Mecânica Industrial, quatro em Auxiliar de Geologia e três na área de Elétrica Industrial e Automotiva.
“Quando surgiu a oportunidade, eu me inscrevi na mesma hora e esperei ansiosa pela ligação! Passei por entrevistas online e uma presencial com os supervisores e o gerente da área. Dava para perceber que as candidatas estavam super confortáveis e interagindo. Quando recebi a ligação para fazer o exame admissional eu quase não acreditei que tinha sido selecionada. Está sendo a melhor experiência de todas, e estou colocando todos os aprendizados em prática!”, comenta a mais nova auxiliar de Geologia, Nathalia Stélling.
Apesar da prioridade de recebimento da divulgação dessas vagas, por meio de comunicação direta com a empresa, essas mulheres participaram de um processo seletivo aberto, ou seja, de ampla concorrência. “O programa tem como objetivo capacitar mulheres nas comunidades onde operamos, especialmente para cargos de base. Enfrentamos um desafio na busca por mão de obra qualificada nessas áreas, e é por isso que integramos a nossa necessidade de ampliar a presença feminina nesse programa. Embora não haja garantia de contratação, os líderes estão cada vez mais focados em promover a diversidade em nossas equipes.”, comenta a analista de Recursos Humanos, Jéssica Reis.
A recém-admitida no quadro funcional das Operações Serra Grande como mecânica de Manutenção, Magna Vieira, comemora a conquista após sua formação no Programa de Qualificação Profissional Local (PRO). “Fico muito feliz com esse novo passo! Agradeço à AGA, ao SENAI e às lideranças que me deram a oportunidade de seguir com essa nova carreira”, conta.