Março é um mês em que reforçamos a importância da equidade de gênero e a diversidade no ambiente de trabalho. Na AGA, cada vez mais mulheres ocupam cargos estratégicos, lideram equipes, operam equipamentos pesados e mostram todos os dias, sua competência e dedicação. Em reconhecimento às suas trajetórias, destacamos nesta semana um algumas profissionais que vêm transformando a mineração com talento e determinação.
Na mina Lamego, o time de Planejamento é liderado por Kênia Fabiana Alves de Melo Chaves, engenheira de minas, que comanda uma equipe composta exclusivamente por mulheres. Ao lado de Isadora Neiva, especialista em Planejamento de Mina, e Amanda Martins, estagiária, ela desempenha um papel essencial na coordenação das entregas de mais de 350 empregados.
“Para mim, a liderança transcende o título. Estou na empresa desde 2008 e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de liderar diversos projetos significativos. Essas experiências me permitiram aprimorar tanto minhas habilidades técnicas quanto minhas competências de liderança”, explica Kênia.
Para ela, liderar uma disciplina focada na sustentabilidade do negócio e na execução da estratégia é um sinal claro de que a empresa valoriza o potencial feminino. “A inclusão de mais mulheres em cargos de liderança, tanto nas áreas administrativas quanto operacionais, nos permitirá demonstrar nossa capacidade de entrega. Além disso, podemos aplicar nossas habilidades para promover uma gestão humanizada, que prioriza resultados e mantém um clima organizacional positivo e engajado. O lugar das mulheres é onde elas desejarem, especialmente quando demonstram excelência em suas contribuições”, ressalta.
Topografia
Pela primeira vez, a equipe de topografia de Lamego não é majoritariamente formada por homens. Atualmente, as mulheres representam 50% da formação. Diéssica Nonato, técnica de Topografia; Gabriele Repoles, Técnica de Topografia Seção Técnica; e Franciele Jordana de Oliveira, auxiliar de topografia 2; têm papéis fundamentais no dia a dia da área.
Franciele se diz realizada profissionalmente. “Minha atuação envolve a marcações de frentes de desenvolvimento, marcações para lavras, leques e escaneamentos diversos, além de levantamentos topográficos e tratamento de dados no escritório. Sinto-me desafiada, com grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento. As mulheres podem ser motivadas a superar obstáculos e conquistar espaços que antes eram predominantemente masculinos”, declara, ao complementar que as mulheres não podem deixar que ninguém defina seus limites, porque elas são capazes de alcançar tudo o que quiserem.
Na próxima semana, teremos mais uma matéria especial em comemoração ao Mês da Mulher. Não perca!

