Nova Lima recebe programa educativo no projeto de restauração de seu maior símbolo: o Bicame

O Programa Educativo é uma ação que integra o Projeto de Restauração, Revitalização e Reinauguração do Bicame de Nova Lima, cartão-postal da cidade

Integrando as ações do projeto de restauro do Bicame, estrutura centenária considerada símbolo de Nova Lima, o município recebe o Programa Educativo, iniciativa que tem o objetivo de promover vivências e encontros com a comunidade escolar do município. O Programa se inicia neste dia 12 de abril e segue até o mês de junho, quando está prevista a entrega do Bicame restaurado para a cidade.

O Programa Educativo tem como meta atingir 1000 alunos, professores e coordenadores de Nova Lima, oferecendo visitas mediadas ao Bicame e ao Centro de Memória da AngloGold Ashanti (patrocinadora e parceira do projeto), além de palestras sobre patrimônio e preservação, com oportunidades de formação para jovens, professores e da comunidade escolar do município.

A partir da ideia de  pertencimento em torno do principal monumento histórico da cidade, o programa vai proporcionar experiências com o patrimônio histórico, cultural e material, criando diálogos com o patrimônio afetivo, os lugares de afeto que constroem sentidos e apropriações da cidade por seus cidadãos. 

O programa busca, dessa forma, destacar e pensar a memória construída e vivida socialmente, trazendo para a cidade uma ‘patrimonialização’ do pertencimento, a ressignificação de um patrimônio físico, até então utilitário, para algo utilizado e revisto na construção social, como novos encontros, festejos, comidas, brincadeiras, crenças e valores.

A ideia é trabalhar novos olhares sobre a história do Bicame e do município, ressaltando a participação de outros personagens, além dos ingleses que idealizaram a construção do aqueduto, como os povos afrodescendentes, que atuaram na mineração de Nova Lima desde o Ciclo do Ouro. O Programa Educativo é realizado pela Mercê Soluções Culturais, com a coordenação pedagógica de Mailine Bahia e Gisele Milagres.

Para Mailine Bahia Fernandes, “pensar uma ação educativa para o Projeto de Restauração do Bicame é sobretudo criar encontros. Encontros do passado, do presente e do futuro. Vejo a importância de, a partir deste importante símbolo histórico para a cidade, observar a paisagem urbana com toda a sua história e patrimônios, e entender como as pessoas se apropriam delas. E é a partir da educação, com as parcerias necessárias com as escolas envolvidas no Projeto, que jogaremos luz a um importante encontro de narrativas, com o objetivo de criar sentidos, afetos e pertencimento com a cidade. Vamos celebrar o Bicame. Vamos revisitar este lugar de patrimônio, trazer pessoalidade pra dentro dele!”.

As ações são pautadas também pelos Objetivos para o Desenvolvimento Social da ONU (ODS) e a abordará temáticas de sustentabilidade de forma integrada à formação cultural, com ações de cuidado e revitalização permanentes, desenvolvendo conceitos contemporâneos de patrimônio e a construção de pertencimento.

O Programa Educativo é uma ação que integra o Projeto de Restauração, Revitalização e Reinauguração do Bicame de Nova Lima, que é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da AngloGold Ashanti, realização da APPA – Cultura & Patrimônio e apoio da Prefeitura de Nova Lima.

Sobre o Bicame

O aqueduto em estrutura de madeira e canal em metal foi construído em 1890 pela Saint John Del Rey Mining Company para conduzir a água do Rego Grande até a Mina do Morro Velho. O Bicame conta com aproximadamente 194 metros lineares. Atualmente, o aqueduto não tem mais a mesma funcionalidade, porém tornou-se um importante ponto de referência na paisagem urbana e para a população de Nova Lima.

Desde sua construção, o Bicame faz parte do imaginário da cidade. Em 2002, a prefeitura fez um pleito popular e a população novalimense elegeu o aqueduto como símbolo da cidade.

Informações para imprensa:
anglogoldashanti@danthi.com.br
Valquiria Lopes / +55 (31) 98884-7663
Fabiane Moreira / +55 (21) 98876-1669