Patrocínio da AngloGold Ashanti à Fundação Clóvis Salgado fortalece a cena cultural mineira

A AngloGold Ashanti e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) assinam Termo de Parceria no próximo dia 11 de novembro (quinta-feira), às 15h, em evento realizado no Foyer do Palácio das Artes. Estarão presentes o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, representantes da AngloGold Ashanti, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado. A partir dessa iniciativa, as ações da FCS serão fortalecidas, bem como serão ampliados os processos de democratização do acesso à produção cultural em Minas.

O incentivo da AngloGold Ashanti à FCS é fruto de um trabalho sólido da companhia em prol do desenvolvimento social, com ações práticas de estímulo à cultura, educação, sustentabilidade, esportes, lazer e outras iniciativas que contribuem com a sociedade. Ambas as instituições se tornaram parceiras em julho deste ano, solidificando a sinergia de, tradicionalmente, impactarem positivamente as pessoas. “Para nós, é um valor inegociável tornar as comunidades que nos hospedam melhores em função da nossa presença e o fortalecimento da cultura é um pilar fundamental disso. É uma honra para nós colaborar com a jornada da Fundação, que é instrumento de tanto orgulho para os mineiros”, afirma Lauro Amorim, diretor de Sustentabilidade da AngloGold Ashanti.

O investimento da empresa na Fundação Clóvis Salgado, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, está em torno de R$ 1,5 milhão. Ele irá se somar aos investimentos orçamentários do Governo do Estado e de outros importantes parceiros privados.

Segundo Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, o investimento da AngloGold vai beneficiar diretamente os cidadãos mineiros que frequentam os espaços culturais do Palácio das Artes, usufruem das atividades formativas e participam de uma programação estruturada na pluralidade e na diversidade. “Os investimentos beneficiam ainda uma ampla cadeia produtiva que se relaciona de maneira permanente com a FCS. São artistas, produtores, grupos artísticos e técnicos, parceiros constantes que nos ajudam a oferecer ao público uma cuidadosa e intensa programação artística”, comemora.

Eliane Parreiras diz ainda que o patrocínio da AngloGold Ashanti representa um marco na história da FCS. Segundo ela, pela primeira vez, a Instituição tem o prazer de ter a AngloGold como uma de suas mantenedoras, ao lado de marcas já tradicionais que apoiam a FCS e a cultura em Minas há muitos anos.

Ao longo dos seus cinquenta anos, a Fundação Clóvis Salgado vem cumprindo seu papel como um dos principais agentes de fomento e produção cultural do Estado com iniciativas que visam à democratização do acesso à cultura e acreditando que a arte é um meio de inclusão. O investimento da AngloGold Ashanti vem para fortalecer os vínculos da instituição com toda a sociedade minera, ampliando seu alcance e o seu poder transformador.

ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL   –A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com cerca de 15 toneladas em 2020, o que corresponde a cerca de 15% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 18 milhões em ações sociais apenas em 2020, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações. Mais informações: www.anglogoldashanti.com.br/

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Assessoria de Imprensa AngloGold Ashanti Brasil:

Izabela Ventura: +55 (31) 99948-3403

Fabiane Moreira: +55 (21) 98876-1669

anglogoldashanti@danthi.com.br

Assessoria de Imprensa Fundação Clóvis Salgado:

Júnia Alvarenga: (31) 3236-7419 l (31) 99179-1215 l junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br

 Daniel Helvécio: (31) 3236-7377 | (31) 99775-9075 | danielhelvecio@gmail.com