No dia 11 de junho, colegas da AngloGold Ashanti compareceram ao Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte, para receber o Prêmio de Excelência da revista Minérios e Minerales. O evento ocorreu em conjunto com o “XV Workshop Opex – Redução de Custos da Mina e na Planta” e é uma das premiações mais importantes no ramo da mineração brasileira.
Segundo o gerente de mineração, Francisco Biulchi, esta foi uma oportunidade de ampliar a visibilidade dos trabalhos técnicos e institucionais da AngloGold Ashanti. Sua equipe foi reconhecida pelo projeto de aplicação da tecnologia de detonadores Wireless para a recuperação de pilares temporários. “Com essa melhoria, são realizados pré-carregamentos antes das lavras do minério, que serão detonados posteriormente. Nosso objetivo é maximizar a recuperação de ouro e reduzir ao máximo a diluição dos stopes”, comenta Francisco Biulchi.
Além de receber reconhecimento, diploma e troféu, os autores do projeto, das Operações Cuiabá, em Sabará, foram convidados a palestrar em um dos painéis para compartilhar detalhes sobre a tecnologia, suas aplicações e resultados.
Segundo o gerente de mineração, Francisco Biulchi, o projeto da unidade Cuiabá trouxe ganhos de produção e financeiros que não estavam previstos, recuperando áreas que antes não podiam ser exploradas devido à falta de tecnologia. “Nosso projeto foi escolhido por um júri independente de professores especialistas no Brasil. Buscamos sempre agregar valor à companhia, colocando a segurança em primeiro lugar. Esse tipo de iniciativa desafia a equipe a buscar novas oportunidades para aumentar a segurança e os benefícios financeiros para a empresa.”, comenta Francisco Biulchi.