Este ano a AngloGold Ashanti terá um marco importante em suas operações de Minas Gerais, ao atingir 100% de rejeito disposto a seco na Mina Cuiabá, Córrego do Sítio II e Planta Queiroz.
Para isso, as obras das Plantas de Filtragem avançam a cada dia nas unidades e, em maio de 2022, dois filtros, de quatro, já estão em pleno funcionamento em CDS, possibilitando o empilhamento de 90% do rejeito a seco. A Mina Cuiabá terá três filtros e já conta com dois equipamentos em operação, destinando apenas 15% do material como polpa para a barragem. Já na Planta Queiroz, os filtros estão em fase final de montagem, com um avanço de 82% do projeto para iniciar a disposição a seco. Serra Grande já interrompeu o envio de rejeito em polpa para a barragem, aderindo à nova metodologia desde setembro de 2021, quando 100% do rejeito passou a ser empilhados a seco. A nova planta de filtragem está em fase de teste e em breve estará em plena carga.
O cronograma de descaracterização da barragem Serra Grande também segue ao longo dos próximos anos e a etapa atual abarca bombeamento da água presente no reservatório, recolocação do Sistema de Bombeamento do fluxo proveniente da drenagem interna, além do início do preenchimento do reservatório de forma controlada. Entre os próximos passos estão: implantação de camada de cobertura com estéril; reforço da estrutura; drenagem superficial; instalação de instrumentação; implantação da camada de impermeabilização; lançamento de top-soil para auxiliar o crescimento da vegetação.
Mesmo com nossas barragens comprovadamente seguras e estáveis, estamos alterando o modelo das estruturas em que depositamos nossos rejeitos. Este é um método ainda mais seguro para destino deste material, atendendo a legislação, boas práticas de engenharia e de sustentabilidade.