A produtora de ouro AngloGold Ashanti lançou o Relatório ESG Latam 2024, que apresenta os avanços alcançados ao longo do ano passado nas operações da empresa na América Latina (Brasil e Argentina) e reforça o compromisso com a transparência e a gestão sustentável. Guiado por padrões globais, como o Global Reporting Initiative (GRI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o documento consolida a estratégia de longo prazo da companhia, destacando investimentos, políticas e inovações nas esferas ambiental, social e de governança. O relatório reafirma também o compromisso da empresa em atuar como agente de transformação, unindo inovação e responsabilidade para fortalecer o propósito: “mineração para desenvolver pessoas e a sociedade”.
Indústria mais longeva do Brasil, com 191 anos de atuação no país, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. “As operações da AngloGold estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, com foco em segurança e em sustentabilidade”, comenta o presidente da AngloGold Ashanti Latam, Luis Otávio de Lima.
Sustentabilidade
O compromisso da AngloGold Ashanti com a redução das emissões de gases de efeito estufa registrou um resultado expressivo: redução de 63% em relação ao ano-base 2021. Esse avanço foi alcançado por meio da intensificação do uso de energias renováveis, que já representam 60% da energia consumida pela companhia, da modernização tecnológica das plantas industriais e da eletrificação das frotas operacionais.
Em 2024, a AngloGold Ashanti deu um passo importante nesse sentido ao introduzir a primeira carregadeira subterrânea elétrica do Brasil, reduzindo emissões de CO², melhorando a produtividade e aumentando a segurança operacional. Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo de eletrificação da frota e diminui a dependência de combustíveis fósseis como parte do compromisso da empresa com a neutralidade de carbono até 2050.
Em paralelo, a empresa manteve investimentos relevantes em áreas de preservação da biodiversidade nos países em que atua. Mais da metade das áreas da AngloGold Ashanti no Brasil, o equivalente a 10,5 mil hectares, é destinada à preservação ambiental, incluindo Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas exclusivas de compensação, o que corresponde a quase 10 mil campos de futebol.
Projeto sustentável de fechamento de mina
A preocupação com a sustentabilidade se estende ao futuro das áreas mineradas. Um inovador projeto da AngloGold Ashanti visa transformar a área das antigas minas de Nova Lima (MG) em um espaço sustentável, integrando centros culturais, áreas verdes, moradias e infraestrutura, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio histórico e ambiental. O Projeto Nova Vila é um exemplo único de uso futuro de área de mineração, gerando valores sustentáveis para a sociedade. A área de 260 mil m² será transformada em um moderno complexo, com 25% do espaço destinado a corredores ecológicos e à preservação da Mata Atlântica, e prevê a revitalização de mais de 19,6 mil m² de estruturas históricas.
Escala de trabalho
Em 2024, a AngloGold Ashanti implementou jornadas de trabalho de quatro dias para seus empregados de forma pioneira. Adotou o modelo 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso) para as equipes do escritório administrativo de Nova Lima (MG) e a escala 4×4 (quatro dias de trabalho e quatro de descanso) nas operações de subsolo. A iniciativa teve como foco promover melhorias na qualidade de vida dos empregados e aumento de produtividade, proporcionando mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A mudança foi bem recebida, refletida nos altos níveis de satisfação registrados em pesquisas internas realizadas. Os resultados reforçam o compromisso da companhia com a saúde mental, o bem-estar e a segurança de suas equipes.
Participação feminina
Nesse mesmo compromisso com um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor, a AngloGold Ashanti também lançou, em 2024, o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão. A iniciativa contribuiu para um crescimento de 60% na participação feminina nas operações da companhia na América Latina e para a criação de um ambiente progressivamente mais inclusivo e representativo na empresa. Até 2025, a meta é alcançar 25% de mulheres na força de trabalho, reforçando o compromisso da AngloGold Ashanti com a promoção da diversidade, equidade e inclusão, garantindo a igualdade de oportunidades em todos os níveis e um ambiente de trabalho adequado para o pleno desenvolvimento de seus profissionais.
Geotecnia e Segurança
Outro destaque do período foram as melhorias significativas na segurança operacional e na gestão das estruturas geotécnicas. A AngloGold Ashanti investiu R$ 155 milhões na segurança das barragens e estruturas associadas, mantendo 100% de suas barragens com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e Declaração de Condição de Operacionalidade (DCO) e avançou de forma acelerada nos processos de descaracterização de barragens.
Comprometida com a modernização de sua gestão de rejeitos, desde 2022 as barragens da AngloGold Ashanti no Brasil não recebem mais rejeito em polpa, graças à implantação do processo de disposição de rejeito a seco em 100% das unidades no país.
Retomada do Complexo Industrial do Queiroz
A AngloGold Ashanti celebrou, também em 2024, a retomada do beneficiamento de ouro no Complexo Industrial do Queiroz, em Nova Lima (MG). A empresa é a única no Brasil a integrar todas as etapas de produção de ouro, desde a pesquisa mineral, lavra e beneficiamento até a fundição e refino do ouro em barras. Foram investidos cerca de R$ 25 milhões, com a requalificação do processo produtivo e a renovação das estruturas, sempre pautados pelo compromisso com a sustentabilidade.
A retomada das atividades também impulsionou a economia da região, com mais de 230 empregados diretos atuando no complexo atualmente. A empresa focou na diversidade ao selecionar os novos profissionais, e cerca de 50% das vagas criadas para o Complexo foram exclusivas para mulheres.
Versão acessível
Neste ano, o Relatório ESG 2024 da AngloGold Ashanti traz uma novidade: a versão acessível para pessoas cegas. O arquivo, quando aberto em programas específicos de leitura de PDFs, apresentará textos alternativos para imagens e infográficos. Essa versão estará disponível a partir de 15 de setembro no site www.anglogoldashanti.com.br. Íntegra do relatório no link: www.anglogoldashanti.com.br/relatorio-esg-2024/
Sobre a AngloGold Ashanti
A produtora de ouro AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do Brasil, com 191 anos de atuação no país. A empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. Com cerca de 4.500 empregados diretos, as operações brasileiras estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável e de menor impacto possível ao meio ambiente.
A AngloGold Ashanti é a única empresa no país a integrar todas as etapas de produção de ouro, da pesquisa mineral, lavra e beneficiamento até a fundição e refino do ouro em barras. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, na África, América do Sul, América do Norte e Austrália. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana.