A estrutura permitirá a continuidade das operações e descaracterização das barragens
A AngloGold Ashanti está avançando com a etapa de licenciamento de uma nova pilha de disposição de rejeito a seco para a Planta Queiroz, em Nova Lima (MG). A estrutura, consiste em uma área interna para armazenamento de rejeito gerado no processo produtivo da unidade, o qual será filtrado e devidamente disposto em pilhas. Desde 2022, a AngloGold Ashanti não destina mais rejeito em polpa para suas barragens de forma convencional e esta é uma das implementações que permitirá a continuidade das atividades da Planta, tendo em vista o processo de descaracterização das barragens e a deposição de rejeitos 100% a seco.
“Esta alternativa é ainda mais segura, do ponto de vista geotécnico, e mais sustentável, do ponto de vista ambiental, pois o rejeito passa por um processo de desaguamento na Planta de Filtragem e controles de compactação durante o seu empilhamento a seco”, explica Luiza Maia, engenheira de Meio Ambiente.
Na concepção do projeto, foi considerada a compatibilização com o Aterro de Resíduo Industrial já existente e licenciado, visando o mínimo de intervenção possível para a implantação da nova pilha. A estrutura, localizada dentro da unidade Queiroz, terá todos os critérios ambientais atendidos, seguindo as recomendações das normas regulamentadoras, além de contar com um sistema de instrumentação para possibilitar os monitoramentos ambientais. Após todas as etapas do licenciamento ambiental e emissão do documento, a empresa iniciará a implantação, prevista para 2025.
Reforçamos que todas as barragens da AngloGold Ashanti permanecem estáveis e seguras.