AngloGold Ashanti e IBEEC promovem como do mundo em núcleos esportivos

mar 28, 2018 | Sem categoria

Além dos campeonatos de futsal, alunos também participam de feiras de cultura sobre países

 

A Copa do Mundo, maior evento do futebol que acontece esse ano na Rússia, virou inspiração para as atividades dos núcleos esportivos de Nova Lima, Raposos, Santa Bárbara, Caeté e Sabará. No projeto, realizado pela AngloGold Ashanti em parceria com o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura, o IBEEC, os alunos participam de campeonatos de futsal, mas também aprendem mais sobre a cultura e os costumes dos países. Ao entrar na quadra, cada núcleo esportivo representa um país que marcará presença no campeonato mundial.

A Espanha está representada pelo núcleo de Nova Lima, Portugal, pelos beneficiados de Raposos, Tunísia pelos alunos de Santa Bárbara, Angola, por Caeté, e África do Sul, pelo núcleo de Sabará. Durante o projeto, além dos treinos com a bola, os estudantes fazem pesquisas e mergulham nas histórias dos países em sala de aula.

A primeira etapa das eliminatórias do campeonato foi realizada no dia último dia 10, no núcleo Santa Bárbara. Cerca de 60 alunos do futsal foram beneficiados com a ação e as equipes sub 9 e 11 venceram os jogos. Antes da partida, a torcida foi recebida por uma feira de cultura, organizada pelos estudantes. Como parte do evento, as alunas de vôlei também receberam uma clínica esportiva oferecida pela equipe sub 19 de outro núcleo beneficiado pelo projeto.

No dia 17/03, foi a vez dos núcleos Caeté e Sabará participarem das eliminatórias. Já no dia 24/03, os alunos de Nova Lima e Raposos puderam mostrar tudo que estão aprendendo durante as aulas e também nas quadras.

A iniciativa é patrocinada pela AngloGold Ashanti por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e integra os investimentos da empresa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades nas quais possui operação. "É uma importante oportunidade para que crianças e jovens pratiquem esportes e conheçam mais sobre a cultura de outros países. O projeto possibilita integração, socialização e formação", afirma a coordenadora de Relacionamento com Comunidades, Dirlene Correa.

A diretora da Escola Municipal Cecília Álvares Duarte, na região de Brumal em Santa Bárbara, Veralúcia da Silva, que recebeu o evento, também ressalta os resultados positivos do programa. "O objetivo de transformar o ambiente das crianças em um lugar melhor foi cumprido. Os jogos são sempre importantes para a prática do ganhar e perder e a pesquisa sobre a Copa do Mundo gerou um conhecimento a mais na vida deles. Tenho certeza que eles nunca se esquecerão de tudo que estão aprendendo aqui", comenta.