Concerto ocorre no dia 30 de agosto, na Praça da Matriz, e traz novas versões de sucessos do cantor com arranjos especiais
A cidade de Santa Bárbara vai receber no próximo dia 30 a Orquestra Ouro Preto que virá acompanhada de um dos maiores cantores da música popular brasileira, o consagrado Alceu Valença. O espetáculo "Valencianas" traz os maiores sucessos do cantor pernambucano adaptados para música de concerto.
Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o espetáculo é gratuito e conta com patrocínio da AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A partir das 20h30, na Praça da Matriz, o público poderá conferir um recorte na biografia musical de Alceu Valença, com versões orquestrais de canções como "Anunciação", "Tropicana", "Girassol", "Coração Bobo", "La Belle de Jour", "Sete Desejos", "Junho", "Porto da Saudade", "Acende a Luz", "Sino de Ouro" e "Ladeiras".
"A empresa entende que a sua presença deve contribuir para o desenvolvimento social e cultural das cidades onde opera. E a música tem um forte poder de transformação. Esta será uma grande oportunidade de poder acompanhar um espetáculo que valoriza a canção brasileira", afirma Othon de Villefort Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.
Santa Bárbara fechará a série de concertos da Orquestra Ouro Preto com a AngloGold Ashanti este ano. Nova Lima também recebeu "Valencianas" e Caeté e Sabará, o concerto "The Beatles".
Contornos orquestrais
"Valencianas" começou a ser preparado em 2010, quando o maestro da Orquestra de Ouro Preto e o compositor Alceu Valença foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo em comum, Paulo Rogério Lage, que futuramente se tornaria produtor do show. Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, o espetáculo procura demonstrar a universalidade artística de Alceu e a diversidade de sua obra.
De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, o desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. "O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu até mesmo para a ideia de música popular brasileira que temos hoje", ressalta o maestro.
"Valencianas" foi consagrado em 2015, com o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
"Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Esse projeto representa uma nova vertente na minha carreira", afirma o homenageado Alceu Valença.
SERVIÇO
Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Data: 30 de agosto (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Praça da Matriz– Santa Bárbara, Minas Gerais
Entrada franca
Sobre a Orquestra Ouro Preto
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do País, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000, e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.
Sobre a AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 17 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Austrália e Gana.
Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.