Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo.
Érica Cirilo mora em Barra Feliz desde que nasceu, em 1977. Ela, que já presenciou muitos dos avanços no distrito de Santa Bárbara, participou nessa última quarta-feira (14/11) de mais um acontecimento importante: o primeiro simulado de Barra Feliz, comunidade próxima da barragem CDS II, da AngloGold Ashanti. "Gostei muito de fazer parte desse treinamento, pois ele é muito importante para a segurança de toda a comunidade", conta Érica, que também faz parte do grupo de tecelãs Tear da Serra.
A iniciativa, que integra o Plano de Ação Emergencial de Barragem de Mineração (PAEBM), é organizada pela Defesa Civil Municipal (Compdec) e pela AngloGold Ashanti, com o apoio da Defesa Civil Estadual (CEDEC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos governamentais. O objetivo é testar os procedimentos de segurança e mostrar à população, principalmente aos que moram próximos da barragem, como agir em casos de emergência.
"Um dos principais objetivos do simulado é conscientizar as pessoas da comunidade sobre sua importância no processo. Ao estarem capacitadas, elas funcionam como agentes disseminadores de informação. Elas abordarão o tema com seus vizinhos, parentes e amigos. Tudo isso com foco na segurança da própria comunidade", enfatiza Guilherme Peixoto, gerente de Metalurgia da AngloGold Ashanti.
Durante o simulado, representantes da Defesa Civil e empregados da AngloGold Ashanti orientaram os moradores nos cinco pontos de encontro espalhados pelo distrito. Os participantes também receberam informações sobre rotas de fuga e atitudes de autossalvamento. Participaram da ação 247 moradores e alunos da escola José Álvares, dos 410 mapeados dentro da Zona de Autossalvamento, em Barra Feliz. Com isso, o evento teve uma taxa de mobilização de 60%. Próximo treinamento ocorrerá em 2019, em Sumidouro.
Vale destacar que a empresa já dispõe de um veículo equipado com avisos sonoros, comando de voz e sinais luminosos, que será utilizado em casos de emergência até que o sistema de sirenes fixas seja instalado. A previsão é que a implantação do sistema para a barragem CDS I e II ocorra até o fim deste ano.
Encontros anteriores
Em janeiro, os moradores de Santa Bárbara já haviam participado de um encontro com a equipe da AngloGold Ashanti para conhecerem o processo de gestão de barragens da empresa e tirarem dúvidas sobre os procedimentos de segurança. Em março, participaram de uma visita à barragem da empresa em Santa Bárbara e viram de perto o funcionamento da estrutura. Em junho, moradores de Carrapato receberam o simulado.
Durante esta semana, foram realizadas reuniões preparatórias, abertas ao público, com a participação dos moradores e estudantes das escolas de Barra Feliz para alinhamento e esclarecimento de dúvidas sobre as rotas de fuga, pontos de encontro e procedimentos em caso de emergência, além da entrega, porta a porta, de material informativo.
Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500. A empresa está sempre aberta ao diálogo e se põe à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.
Sobre a AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 13 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Austrália e Gana.
Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.