Após sete meses, Campanha de Prevenção ao Câncer da AngloGold Ashanti chega ao fim com 3221 exames realizados

dez 18, 2017 | Sem categoria

Com início em maio, a iniciativa percorreu sete cidades incentivando a prevenção.

A Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer percorreu sete cidades e realizou 3.221 exames de prevenção à doença, durante a edição de 2017. Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Bárbara receberam a iniciativa, viabilizada por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), em uma parceria entre a AngloGold Ashanti e a Fundação Cristiano Varella. 

Com início em maio deste ano, a inciativa conseguiu atender uma demanda de 85% dos exames disponibilizados, um índice considerado excelente. Ao todo foram feitas 1.214 mamografias, 1.189 exames de PSA e outros 818 preventivos. A campanha buscou incentivar a população a valorizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo de útero e de próstata, por meio da realização de exames gratuitos. 

“Com a campanha, nosso objetivo é promover a saúde e a prevenção para uma melhor qualidade de vida. Além disso, conseguimos ter um ótimo índice na realização dos exames, que são fundamentais no alcance do diagnóstico precoce”, afirma Othon Maia, gerente de Comunicação, Marketing e Comunidades da AngloGold Ashanti. 

Luiza dos Santos aproveitou a oportunidade para colocar a mamografia em dia quando a campanha passou por Nova Lima. “A última vez que fiz o exame foi há cinco anos. Estava na hora de refazer. Foi rápido, fácil e a melhor forma de me prevenir”, disse. Em Sabará, Ricardo Bernardino nunca tinha feito exame preventivo e não perdeu a chance. “A carreta permitiu que o meu irmão e eu realizássemos o PSA pela primeira vez, o que foi uma oportunidade única, pois já estamos na idade recomendada pelos médicos”, comenta Ricardo. 

Os exames de mamografia gratuitos foram disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens foram oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, fazendo dos cuidados de prevenção atitudes primordiais. O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), diz ainda que a prevenção com ênfase aos fatores de estilo de vida, em todas as idades, e aliada a agentes ambientais e ocupacionais podem contribuir para a conquista de bons resultados no combate ao câncer. 


Sobre a Fundação Cristiano Varella/Hospital do Câncer de Muriaé 

O Hospital do Câncer de Muriaé iniciou suas atividades em 2003, e faz parte da Fundação Cristiano Varella (criada em 1995, a instituição é privada e sem fins lucrativos). O hospital possui um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), sendo o único Hospital Oncológico de Minas Gerais com Excelência pela ONA (Oncology Nurse Advisor). Atualmente, presta assistência integrada em Oncologia a mais 260 municípios de Minas Gerais e ainda de outros estados, com uma abrangência populacional de mais de 4 milhões de habitantes. 


Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 17 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15,3% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.