Com apoio da AngloGold Ashanti, restauro da Estação Ferroviária de Caeté começa neste mês de maio

maio 9, 2023 | Comunidades

Ordem de serviço para início das obras de restauração foi assinada no fim de abril; projeto tem aporte financeiro da produtora de ouro no valor de R$ 942 mil

Um centro de cultura, com memorial para contar parte da história de Caeté e de seu povo, será o novo destino da estação ferroviária deste município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O espaço, inaugurado em 1909, começa a ser restaurado neste mês de maio.  AngloGold Ashanti é patrocinadora do projeto do Executivo Municipal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com investimentos de R$ 942 mil.

A restauração está prevista para durar 8 meses e o objetivo é que, ao final das obras, a estação ferroviária retome seu caráter de monumento histórico e de memória, além de tornar-se um espaço de convivência, com oficinas de música e artes.

É o que explica o diretor da Fundação Casa de Cultura de Caeté, Darlan Corradi. “A restauração vai permitir que o imóvel volte a ser aberto ao público e se torne um local de resgate da história de Caeté. Equipamentos culturais, bens e peças históricas, além de atividades artísticas do município serão levados para lá”, diz.

Estação do início do século XX conectou Caeté a diversas cidades vizinhas e até de outros estados.

O projeto de revitalização da estação ferroviária foi o primeiro a ser aprovado na história de Caeté via Lei Federal de Incentivo à Cultura, segundo a prefeitura. A aprovação, em 2018, foi seguida do apoio da AngloGold Ashanti, que viabilizou o recurso para execução das obras.

Estação Ferroviária foi tombada pela Prefeitura de Caeté por sua importância cultural para a cidade.
Cerimônia de assinatura

Representando a AngloGold Ashanti na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a gerente de Relacionamento com Comunidades Carla Lemos ressaltou o quão valioso é o projeto. “A oportunidade de participar desse momento tão importante para Caeté reforça aquilo que acreditamos, que é a possibilidade de deixar um legado para o cidadão por meio da cultura, geração de renda e trabalho. Esperamos que essa restauração possa render bons frutos para todos os caeteenses, valorizando a cultura da cidade e resgatando as memórias de infância de gerações”, afirma Carla.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Lucas Coelho destacou a importância do projeto e do apoio da empresa. “Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço à AngloGold Ashanti por toda parceria e por acreditar nos projetos do município que contribuem para a melhoria da vida da nossa população. Esta obra ficará marcada na história da cidade”, afirmou.

Informações para imprensa:

anglogoldashanti@danthi.com.br

Valquiria Lopes / +55 (31) 98884-7663

Fabiane Moreira / +55 (21) 98876-1669