As obras para implementação do processo de disposição de rejeito a seco estão avançando em todas as unidades operacionais da AngloGold Ashanti Brasil. Fique por dentro do que está acontecendo em cada unidade operacional:
Córrego do Sítio, em Santa Bárbara
Para este ano, o objetivo do programa é garantir a vida útil da barragem de CDS II até a implementação de todo sistema de filtragem. Veja o status:
● Em andamento as obras preliminares ao reforço estrutural da barragem com previsão de início em outubro de 2021.
● Preenchimento da barragem de CDS II com rejeito filtrado, já como parte do processo de descaracterização.
● A unidade já conta com três filtros para a filtragem, sendo um já instalado, e receberá o quarto para aumentar a confiabilidade do sistema.
Nos meses de julho e agosto será o pico das obras de filtragem na unidade, com cerca de 740 profissionais diretos e indiretos envolvidos nas diversas frentes de serviço, com a priorização de mão de obra local nas vagas possíveis.
Mina Cuiabá, em Sabará
- O primeiro filtro já entrou em operação em outubro de 2019 e a unidade é a primeira da AngloGold Ashanti Brasil a operar com o novo sistema e já dispõe, atualmente, parte de seus rejeitos a seco.
- O início das atividades de operação dos demais filtros está previsto para setembro, e a montagem do prédio de filtragem está em fase de conclusão.
- A partir do mês de julho, cerca de 280 profissionais serão mobilizados no pico das obras para o programa de descaracterização das barragens (TSF) da unidade.
Planta do Queiroz, em Nova Lima
- A meta para o primeiro trimestre de 2022 é a conclusão da planta de filtragem da unidade.
- O projeto do aterro industrial H1 teve sua primeira fase concluída, possibilitando a estrutura receber rejeito da Planta do Queiroz.
- A segunda fase, que está em andamento, consiste na execução de um muro de terra armada para aumentar a capacidade da vala H1 e tem previsão de conclusão em outubro de 2021.
- Já o processo de descaracterização das barragens teve início com as atividades de supressão vegetal, primeira etapa do processo, para que, em seguida, inicie o lançamento do rejeito filtrado na barragem.
Serra Grande, em Crixás (GO)
A partir do mês de julho será o pico das obras de filtragem para o programa de descaracterização das barragens, com a mobilização de cerca de 500 trabalhadores para as vagas possíveis. Acompanhe:● Os projetos de reforço para descaracterização da barragem em desenvolvimento.
● Em andamento a construção de uma planta de filtragem, com aquisição de três filtros, que chegaram na unidade em junho/21.
● Em setembro de 2021, a previsão é de que a unidade já inicie a deposição de rejeito a seco.