O ano de 2021 está chegando ao fim e importantes avanços no Projeto de Disposição de Rejeito 100% a Seco aconteceram em nossas unidades operacionais. Acompanhe como estão as Plantas de Filtragem de Serra Grande, Mina Cuiabá, Planta Queiroz e Córrego do Sítio, onde serão instalados os filtros e acontecerá todo o processo de secagem do rejeito. Essa é uma importante entrega para que ocorra a substituição do método convencional de barragens da AngloGold Ashanti Brasil.
Serra Grande – Crixás (GO)
Serra Grande já dispõe 100% do rejeito a seco e, neste mês, a nova Planta de Filtragem alcançou o avanço físico em 89%. O engenheiro de Planejamento, Emerson Moreira, explica que a unidade em Crixás contará com três filtros, sendo dois operacionais e um como reserva. O primeiro equipamento já entrou em fase de testes com o rejeito em polpa e, a partir disso, adequações serão feitas para que a performance atinja o esperado para iniciar a operação. Até o final do mês de dezembro, a previsão é que todos os filtros da unidade já estejam operando. Para isso, as obras civis já foram concluídas e a complementação mecânica está em andamento, isto é, assegurando que a conclusão dos trabalhos de construção e montagem das instalações foi realizada conforme os requisitos e especificações do projeto.
Mina Cuiabá – Sabará (MG)
A Mina Cuiabá foi a primeira unidade da AngloGold Ashanti Brasil a operar com o novo sistema de filtragem e já dispõe, atualmente, parte de seus rejeitos a seco. De acordo com Daniel Hugo, engenheiro de Planejamento, a segunda filtragem avança no comissionamento, isto é, o equipamento é integrado e testado para garantir que todos os itens que compõem o sistema irão operar de forma correta e satisfatória. Em dezembro, a unidade ainda receberá seu terceiro filtro para complementar o processo de secagem do rejeito, que teve suas obras civis concluídas em novembro e a pré-montagem das estruturas metálicas já iniciadas.
Planta Queiroz – Nova Lima (MG)
Lucélia Rodrigues, engenheira de Planejamento, explica que, atualmente, a implantação da filtragem em Queiroz está com as obras civis em fase de conclusão e a montagem eletromecânica está em andamento. Nos próximos dias haverá a conclusão de marcos importantes, como inserção dos filtros sobre as estruturas. Os dois equipamentos serão os responsáveis pela retirada de água do rejeito que hoje é gerado na forma de polpa e depositado na barragem. Após a conclusão das
instalações e o período de testes de performance dos equipamentos, será possível o desaguamento do rejeito, tornando o processo de deposição mais seguro e eficiente.
Córrego do Sítio – Santa Bárbara (MG)
A Planta de Filtragem em Córrego do Sítio contará com quatro filtros e a unidade já dispõe parcialmente o rejeito a seco. Segundo Rivane Moura, engenheira de Planejamento, o primeiro filtro já está instalado e o segundo equipamento tem previsão de instalação já no próximo mês, quando iniciará os testes com água, para que, posteriormente, rode com o rejeito em polpa. A montagem eletromecânica do terceiro filtro está em andamento, com previsão de operação em maio de 2022. O quarto filtro é uma complementação na performance da planta, sendo que a obra civil e montagem eletromecânica está prevista para finalizar em novembro do próximo ano.