Ele ainda conheceu as instalações da Padaria Escola, que funciona na APAC desde sua criação
O rapper mineiro Flávio Renegado, reconhecido nacionalmente por sua atuação social, visitou na última terça-feira (2/10) a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Nova Lima (APAC). A instituição, que busca promover a recuperação de condenados, conta com o apoio do Instituto Minas pela Paz e da AngloGold Ashanti.
Renegado se mostrou impressionado com a proposta de trabalho da Associação. "Já tinha tido a oportunidade de conhecer outros centros de detenção. Mas o que presenciei na APAC me mostrou que realmente é possível a ressocialização do ser humano, na medida em que se dá um ofício à pessoa, ao mesmo tempo em que se integra também sua família e a comunidade ao seu redor. Um trabalho que merece o reconhecimento que está obtendo", disse.
O presidente da APAC, Ricardo Alves, ressaltou a importância da visita para a autoestima dos recuperandos. "A vinda do Flávio à Associação nos ajuda a divulgar o trabalho que é executado aqui e a mostrar sua importância para toda a sociedade", analisou.
Durante a visita, Renegado ainda conheceu as instalações da Padaria Escola, que funciona na APAC desde sua criação, em 2003. Em 2018, a padaria recebeu um aporte de R$ 34 mil por meio do Parcerias Sustentáveis, programa da AngloGold Ashanti de apoio a iniciativas sociais nos municípios em que atua. O investimento permitiu a aquisição de equipamentos para ampliar a produção, que atende às escolas da rede municipal de ensino de Nova Lima.
O gerente de projetos do Minas pela Paz, Enéas Melo, destacou a relevância da visita para as atividades do Instituto e a necessária divulgação das boas práticas de fomento social e das políticas públicas exitosas. "É um contexto muito importante, já que o Renegado nasceu em uma realidade comum a muitos recuperandos. Ele se mostra um exemplo para eles, de sucesso pessoal e profissional", analisou.
Nascido na favela do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Renegado também visitou o Centro de Memória AngloGold Ashanti, onde conheceu um pouco sobre a história da empresa e da produção de ouro na cidade. "O trabalho do Renegado, assim como o desenvolvido pela APAC, vai ao encontro de uma das principais premissas da nossa empresa, que é o de contribuir com causas sociais relevantes nas comunidades onde estamos inseridos", analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti e membro da diretoria do Instituto Minas Pela Paz.
O Instituto Minas pela Paz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) criada a partir da iniciativa do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) que atua na promoção da cultura de paz por meio da inclusão social, transformando a vida de pessoas socialmente vulneráveis. A AngloGold Ashanti Ashanti é uma das empresas fundadoras do Instituto.
Sobre a AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 13 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Austrália e Gana. Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.