SERRA GRANDE: REJEITO 100% A SECO

set 22, 2021 | Disposição a Seco

Unidade elimina o envio de rejeito úmido para a barragem, reforçando o compromisso da empresa com a segurança, o meio ambiente e com as comunidades

O dia 15 de setembro representou um grande marco para a história da AngloGold Ashanti. A partir desta data, a Unidade Serra Grande passou a ser a primeira a implementar o processo de disposição de rejeitos 100% a seco. Isso significa que, ao final das etapas do beneficiamento do minério, todo o rejeito gerado passa pelo processo de secagem e é disposto em pilhas, não sendo mais enviado para a barragem. “É um motivo de muito orgulho para todo o time da Serra Grande sermos pioneiros nesta marca no estado de Goiás. Foi preciso muita dedicação, flexibilidade e foco para concretizarmos esta meta que deixa um legado histórico e positivo para toda a sociedade”, ressalta Vinicius Assis, gerente sênior de Metalurgia e diretor de Operações interino da Serra Grande.

Na sequência, será dado início ao processo de descaracterização da barragem Serra Grande, que será totalmente preenchida com rejeito seco e solo. “Ao longo dos próximos quatro anos, o reservatório passará por essa transição e posteriormente será integrado ao ambiente por meio da revegetação”, explica Lilian dos Santos, especialista em Geotecnia.

“Ainda temos muitos desafios pela frente, para implantar a nova metodologia em todas as outras barragens, mas é muito gratificante participar desse momento que deixará um legado mais sustentável para nossa sociedade e também trará mais tranquilidade às comunidades que cercam a nossa unidade”, comemora Márcio Mansur, gerente sênior de Geotecnia de Barragens.

STATUS DO PROJETO

Com investimento de R$ 1,6 bilhão, o projeto está sendo implementado em todas as unidades operacionais da AngloGold Ashanti Brasil, com a transição para o processo de disposição de rejeitos 100% a seco também em Córrego do Sítio, Cuiabá e Planta do Queiroz até 2022.

https://www.youtube.com/watch?v=qUtUJh6ZHJ8