Situação das barragens AGA: novo atestado de estabilidade

mar 20, 2020 | Barragens

A AngloGold Ashanti acaba de receber as declarações de condição de estabilidade, referente a março de 2020, de todas as sete barragens de rejeitos localizadas em Minas Gerais e Goiás emitidas por auditoria externa. Foram atestadas as seguintes barragens: Cuiabá (Sabará/MG), CDS I e CDS II (Santa Bárbara/MG), Cocuruto, Calcinados e Rapaunha (Nova Lima/MG) e Serra Grande (Crixás/GO).

As nossas estruturas estão inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Barragem de Mineração (SIGBM) da Agência Nacional de Mineração (ANM). Reforçamos que a AGA adota os melhores padrões e normas de segurança nacionais e internacionais para seus barramentos e todas as barragens da empresa contam com fator de segurança acima do valor estabelecido em norma.

Declaração de estabilidade

Emitido por uma auditoria externa, o documento é uma exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM) e deve ser obtido a cada seis meses, sendo a 1ª em março e a 2ª em setembro. O atestado comprova a segurança estrutural e hidráulica das estrutura e se baseia em análises, ensaios e estudos do barramento. Tais estudos são fundamentados na legislação de segurança de barragem e normas aplicáveis.

Situação da barragem Cuiabá (Sabará/MG):

– Está em condição segura e estável:Farol verde.png 

– Condição de estabilidade emitida em fevereiro 2020.

A barragem de Cuiabá possui monitoramento online por sistemas de controle automatizados (piezômetros e videomonitoramento por câmeras), acompanhados 24 horas por dia, sendo cumpridas também todas as obrigações de rotina, como, por exemplo, a realização de inspeções diárias a cada início de turno, inspeções quinzenais com preenchimento das Fichas de Inspeção Regular e cadastramento dos dados junto ao Sistema de Gestão Integrada de Barragens de Mineração – SIGBM da Agência Nacional de Mineração – ANM, inspeções quadrimestrais por equipes de auditores especializados nacionais e internacionais, Inspeções Semestrais de Segurança Regular de Barragem, realizada por equipes de auditores externos vinculados a empresas especializadas em engenharia, geotecnia e segurança de barragens, com expedição dos respectivos relatórios e declarações de estabilidade.

Situação das barragens CDS I e II (Santa Bárbara/MG):

– Estão em condição segura e estáveis:Farol verde.png 

– Condição de estabilidade emitida em março de 2020.

 

Situação das barragens Cocuruto, Calcinados e Rapaunha (Nova Lima/MG):

– Estão em condição segura e estáveis: Farol verde.png 

– Condição de estabilidade emitida em março de 2020.

Situação da barragem Serra Grande (Crixás/GO):

– Está em condição segura e estável: Farol verde.png 

– Condição de estabilidade emitida em fevereiro 2020.

A barragem de Serra Grande possui monitoramento online por sistemas de controle automatizados (piezômetros e videomonitoramento por câmeras), acompanhados 24 horas por dia, sendo cumpridas também todas as obrigações de rotina, como, por exemplo, a realização de inspeções diárias a cada início de turno, inspeções quinzenais com preenchimento das Fichas de Inspeção Regular e cadastramento dos dados junto ao Sistema de Gestão Integrada de Barragens de Mineração – SIGBM da Agência Nacional de Mineração – ANM, inspeções quadrimestrais por equipes de auditores especializados nacionais e internacionais, Inspeções Semestrais de Segurança Regular de Barragem, realizada por equipes de auditores externos vinculados a empresas especializadas em engenharia, geotecnia e segurança de barragens, com expedição dos respectivos relatórios e declarações de estabilidade.